quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Se você me esquecer

Eu quero que você saiba de uma coisa
Você sabe como é:

Se eu olhar para a lua cristalina,
para o galho avermelhado do lento outono pela minha janela.
Se eu tocar, próximo ao fogo, a intocável cinza
ou o enrugado corpo da lenha,

tudo me leva a você,
Como se tudo o que existe: perfumes, luz, metais,
fossem pequenos barcos que navegam rumo às tuas ilhas que esperam por mim.

Bem, agora,
se pouco a pouco você deixar de me amar
eu deixarei de te amar, pouco a pouco.

Se, de repente, você me esquecer,
não me procure,
porque eu já terei te esquecido

Se você pensa que é longo e furioso o vento que passa pelas
velas da minha vida
e decidir me deixar na praia do coração, onde tenho raízes,
lembre-se:
que nesse dia, nesta hora, eu levantarei meus braços
e minhas raízes partirão para buscar outra terra.

Mas, se a cada dia, a cada hora,
você sentir que é destinada a mim,
com implacável doçura,
se a cada dia uma flor escalar os seus lábios à minha procura,

Aahh meu amor, aahh meu próprio eu,
em mim todo aquele fogo reacenderá,
em mim nada é extinto ou esquecido,
meu amor se alimenta do seu amor, amada.
E enquanto você viver, estará você em seus braços,
sem deixar os meus...

_Pablo Neruda

Ouça também a recitação do poema:



Veja também a recitação do poema " Meus Oito Anos" do ilustríssimo Cassimiro de Abreu:

Recitação dos meus poemas autorais:

Um comentário: