quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Meu Brasil Brasileiro

“Meu Brasil, brasileiro”
sua história não é antiga
dizem que começou em 1500
mas já sabemos que é mentira
apesar de descoberto
um povo aqui já vivia

Um povo que foi explorado
Foi-se o pau-brasil
Um povo que foi colonizado
Foi-se suas terras
Um povo que foi escravizado
Foi-se a liberdade
Um povo que foi catequizado
Foi-se suas crenças

Meu Brasil, brasileiro
O país da miscigenação
os africanos aqui chegaram
infelizmente, para escravidão
mesmo depois de libertos
o preconceito não foi embora não
a tese do branqueamento
foi considerada a solução
o homem branco e europeu
era visto como o mais inteligente e o padrão
e o Brasil meu amigo
foi o ultimo a abolir a escravidão

O preconceito ainda existe
são os traços da escravidão
te daremos um exemplo
dessa situação
negros morrem todos os dias
até mesmo sem razão
por policiais
que dizem querer o bem da nação

Meu Brasil, brasileiro
onde todos são iguais
seguindo a constituição
mas a lei é diferente
e tem distinção
o dinheiro compra tudo
até a sua absolvição
mas se você é pobre
talvez vá para prisão

Meu Brasil, brasileiro
O país da biodiversidade
repleto de vegetação
sendo Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal
que por antrópica ação
sofre constantemente
com a sua destruição

Te daremos um exemplo
desta devastação
o Pantanal estava em chamas
que crítica situação
animais estavam morrendo
naquela região

Meu Brasil, brasileiro
povo desta nação
por favor me escute
e preste atenção
o futuro está
em nossas mãos

_Wilane Henrique

Recitação: 
Poema Apresentado no ConectArte, no dia 5 novembro de 2020.






Nenhum comentário:

Postar um comentário